(ENEM PPL - 2020) Sem dvida, os sons da voz (phone) exprimem a dor e o prazer; tambm a encontramos nos animais em geral; sua natureza lhes permite somente sentir a dor e o prazer e manifestar-lhes entre si. Mas o lgos feito para exprimir o justo e o injusto. Este o carter distintivo do homem face a todos os outros animais: s ele percebe o bem e o mal, o justo e o injusto, e os outros valores; a posse comum desses valores que faz a famlia e a cidade. ARISTTELES. A poltica. So Paulo: Nova Cultural, 1987 (adaptado). Para o autor, a caracterstica que define o ser humano o lgos, que consiste na
(ENEM PPL - 2020) Se os filsofos no forem reis nas cidades ou se os que hoje so chamados reis e soberanos no forem filsofos genunos e capazes e se, numa mesma pessoa, no coincidirem poder poltico e filosofia e no for barrada agora, sob coero, a caminhada das diversas naturezas que, em separado buscam uma dessas duas metas, no possvel, caro Glaucon, que haja para as cidades uma trgua de males e, penso, nem para o gnero humano. PLATO. A Repblica. So Paulo: Martins Fontes, 2014. A tese apresentada pressupe a necessidade do conhecimento verdadeiro para a
(ENEM PPL - 2020) Aquilo que quente necessita de umidade para viver, e o que morto seca, e todos os germes so midos, e todo alimento cheio de suco; ora, natural que cada coisa se nutra daquilo de que provm. SIMPLCIO. In: BORNHEIM, G. A. Os filsofos pr-socrticos. So Paulo: Cultrix, 1993. O fragmento atribudo ao filsofo Tales de Mileto caracterstico do pensamento pr-socrtico ao apresentar uma
(ENEM PPL - 2020) Na primeira meditao, eu exponho as razes pelas quais ns podemos duvidar de todas as coisas e, particularmente das coisas materiais, pelo menos enquanto no tivermos outros fundamentos nas cincias alm dos que tivemos at o presente. Na segunda meditao, o esprito reconhece entretanto que absolutamente impossvel que ele mesmo, o esprito, no exista. DESCARTES, R. Meditaes metafsicas. So Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado). O instrumento intelectual empregado por Descartes para analisar os seus prprios pensamentos tem como objetivo
(ENEM PPL - 2020) A sociedade burguesa moderna, que brotou das runas da sociedade feudal, no aboliu os antagonismos de classes. No fez seno substituir velhas classes, velhas condies de opresso, velhas formas de luta por outras novas. Entretanto, a nossa poca, a poca da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes. MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto comunista. So Paulo: Paz e Terra, 1998. Na perspectiva dos autores, os antagonismos entre as classes sociais no capitalismo decorrem da separao entre aqueles que detm os meios de produo e aqueles que
(ENEM PPL - 2020) A humanidade, a humanidade do homem, ainda um conceito completamente novo para o filsofo que no cochila em p. A velha questo do prprio homem continua por ser inteiramente reelaborada, no apenas em relao s cincias do vivo, no apenas em relao ao que se nomeia com essa palavra geral, homognea e confusa, o animal, mas em relao a todos os traos que a metafsica reservou ao homem e que nenhum deles resiste anlise. DERRIDA, J. Papel-mquina. So Paulo: Estao Liberdade, 2004. No trecho, caracteriza-se o seguinte tema fundamental do pensamento filosfico contemporneo:
(ENEM PPL - 2020) Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixes a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rsticos. No era melhor, mas os homens encontravam sua segurana na facilidade para se reconhecerem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor no temos mais a noo, poupava-lhes muitos vcios. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre as cincias e as artes. So Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado). No presente excerto, o filsofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) exalta uma condio que teria sido vivenciada pelo homem em qual situao?